Clique nas imagens para ampliar
Confeccionada em vidro boro, a bureta laboratório é um instrumento laboratorial que possui formato cilíndrico, estreito e com uma torneira na extremidade inferior sustentada por um suporte universal com suporte para bureta Laborglas. Quando a bureta laboratório estiver em utilização, ela é colocada em um béquer ou erlenmeyer marca Laborglas, tendo seu principal objetivo na correta dosagem volumétrica de algum reagente nas titulações colorimétricas que ficam mais ajustadas quando utilizamos um agitador magnético tipo LGI-MSH-F08. A titulação é a determinação analítica de uma substância em uma mistura.
A bureta laboratório utilizada como vidraria titulante por possuir facilidade na leitura do nível de líquido contido, por este motivo é graduada em ml, de baixo para cima, além de ser de grande exatidão (exatidão no sentido de aproximar-se do valor real de volume de solução utilizado) e precisão (no sentido desses valores serem reproduzidos em sucessivas titulações com erro muito pequeno) recomenda-se a utilização de um agitador magnético tipo LGI-MSH-F08 para uma perfeita homogeneização do liquido titulante tornando assim mais econômico e preciso o resultado.
A Laborglas possui diversos modelos da bureta laboratório, tais como:
- Bureta Graduada com torneira de PTFE, fabricados em vidro borosilicato 3.3 nas capacidade de 5, 10, 25, 50 e 100 ml, de acordo com a norma ISO 385 DIN 1270, podendo ser fabricados em outras capacidades sob demanda.
- Bureta Graduada faixa azul com torneira de PTFE, fabricados em vidro borosilicato 3.3 nas capacidade de 5, 10, 25, 50 e 100 ml, de acordo com a norma ISO 385 DIN 1270, podendo ser fabricados em outras capacidades sob demanda.
- Bureta Graduada âmbar com torneira de PTFE, fabricados em vidro borosilicato 3.3 nas capacidade de 5, 10, 25, 50 e 100 ml, de acordo com a norma ISO 385 DIN 1270, podendo ser fabricados em outras capacidades sob demanda.
- Bureta Graduada com torneira de vidro, fabricados em vidro borosilicato 3.3 nas capacidade de 5, 10, 25, 50 e 100 ml, de acordo com a norma ISO 385 DIN 1270, podendo ser fabricados em outras capacidades sob demanda.
- Bureta Graduada faixa azul com torneira de vidro, fabricados em vidro borosilicato 3.3 nas capacidade de 5, 10, 25, 50 e 100 ml, de acordo com a norma ISO 385 DIN 1270, podendo ser fabricados em outras capacidades sob demanda.
- Bureta Graduada âmbar com torneira de vidro, fabricados em vidro borosilicato 3.3 nas capacidade de 5, 10, 25, 50 e 100 ml, de acordo com a norma ISO 385 DIN 1270, podendo ser fabricados em outras capacidades sob demanda.
A Graduação dela fica horizontal na extensão do tubo, que possibilita a visualização da dosagem exata para determinado elemento químico ou solução utilizada.
Na parte inferior bureta laboratório há uma torneira de precisão, onde pode ser cuidadosamente regulada sua abertura de modo a ultrapassar o mínimo possível o ponto de equivalência da titulação (quando a quantidade de matéria estequiometricamente calculada,( com o auxílio das equações químicas correspondentes) portanto dependendo do balanceamento correto da reação, do titulante iguala-se a do titulado).
As marcações da bureta laboratório podem variar de acordo com sua aplicação. As mais utilizadas em laboratórios em geral são as de 25 e 50 mililitros, graduadas em 0,01ml ou 0,02ml. No caso das torneiras de vidro, é necessário que se tenha um cuidado específico em seu manuseio, sendo recomendada a lubrificação periódica para facilitar sua manipulação.
Vale destacar que a bureta laboratório é um instrumento essencial para todo tipo de laboratório, uma vez que sua atuação está diretamente ligada à precisão na transferência de volumes, o que, por sua vez, influencia nos processos químicos e nos resultados de sua análise laboratorial recomendamos a utilização com certificados reconhecidos tipo RBC Laborglas.